segunda-feira, 6 de março de 2017

Conflitos



II.
Teve um dia em que a vó Tuta foi até o Planaltão
(grande mercado na rua de cima, hoje em dia já é um nome esquecido)
e voltou com seu carrinho cheio do que ainda faltava para fazer sabão.

Quando eu era pequena, achava que era até feitiçaria...
Eu via óleo, abacate, farinha de trigo, resto de arroz, fubá vencido,
e tudo o que havia de mais esquisito indo direto pra bacia!
E nem sei como cabia...

Aí mistura tudo com cuidado
pra não espirrar!
Mas criança não pode chegar perto,
que é pra não machucar.

Mas aí a vovó chegou em casa, né...
Com seu carrinho de compras de metal
(daqueles, que todas vizinhas possuíam igual)
e encontrou a vó Dinha estirada no chão do corredor!

Deitadinha no azulejo frio, passando a sala de estar.

Ai meu Deus!
(minha avó começou a gritar)
Dinha do céu, quê que cê tá fazendo aí??!!

Eu tava indo pro quarto, me deu um sono
e eu resolvi deitar logo aqui...
Cê não tá vendo que eu caí!!??
Vê se me ajuda logo a levantar!

Uma vovó ajudando a outra.
Quais seriam as chances de isto funcionar?

Felizmente, consciente da situação,
vovó Tuta logo teve a ideia de ir até o portão.

Lá passava um rapaz a quem ela pediu ajuda.
Ele entrou e pedindo licença ajudou a vó Dinha
a acabar com aquela tortura.

Tudo correu muito bem.

Vó Dinha pôde ir terminar seu bordado e a vó Tuta se acalmou,
fez uns biscoitos de polvilho que o rapaz adorou!

A tarde terminou com um cheirinho de café
e um pôr-de-sol que dizia que a confusão voltaria.

(o sabão da vó Tuta ficou para o próximo raiar de sol)

Mas agora, boa noite.

...

Sarah Magalhães

Nenhum comentário: